Juros do cartão de crédito são os maiores em 14 anos – Fonte: Msn.com

São Paulo – Após terem sido reduzidas em setembro, as taxas de juros de operações de crédito voltaram a aumentar em outubro, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

A taxa de juros do cartão de crédito ficou estável em 10,78% ao mês (241,61% ao ano) em outubro. É a maior taxa desde março de 2000, quando registrou 10,89% ao mês e 245,71% ao ano.

No cheque especial, a taxa subiu 0,24%, passando de 8,48% ao mês (165,58% ao ano) em setembro, para 8,5% ao mês (166,17% ao ano) em outubro. É a maior taxa desde janeiro de 2004, quando atingiu 8,51% ao mês e 166,46% ao ano.

No dia 29 de outubro a taxa básica de juros (Selic) foi elevada de 11% para 11,25% ao ano. Porém, a alta ainda não teve impacto na pesquisa. É provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a aumentar no próximo mês, diz a Anefac.

Das seis linhas de crédito para pessoas físicas, uma se manteve estável (crédito rotativo) e cinco registraram aumento nas taxas de juros (juros do comércio, cheque especial, CDC-financiamento de automóveis, empréstimo pessoal em bancos e empréstimo pessoal nas financeiras).

A taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 0,33 ponto percentual no mês (0,46 ponto percentual no ano), e passou de 6,06% ao mês (102,59% ao ano) em setembro para 6,08% ao mês (103,05% ao ano) em outubro.

Taxa de juros x Selic

Caso sejam consideradas todas as elevações da Selic promovidas pelo Banco Central desde março do ano passado, o aumento da taxa básica de juros foi de 4 pontos percentuais, uma elevação de 55,17%.

A Selic passou de 7,25% ao ano em janeiro de 2013 para 11,25% ao ano em outubro desse ano.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física registrou uma elevação de 15,08 pontos percentuais (17,14%), e passou de 87,97% ao ano em março de 2013 para 103,05% ao ano em outubro desse ano.

Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=26961

Anúncios

Sobre André Zanoti

É mestre em Direito, pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM (2008), especialista em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo – USP (2004), especialista em Direitos Especiais pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM (2002), graduado em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR (1999). Concluiu o ensino-medio na Fox Lane High School – Bedford/New York (1992). Foi editor do Boletim Desafio e membro do corpo editorial da Revista Direito e Análise. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Sociologia, Sociologia Jurídica, Ciência Política e Teoria Geral do Estado e Direito Civil. Atua principalmente nos seguintes temas: Crítica aos Fundamentos da dogmática jurídica, principiologia do Direito e construção do saber jurídico. É advogado associado do escritório Zanoti e Almeida Advogados Associados, inscrito na OAB/SP sob o número 5.222, desde 2000 e do escritório Pradella e Zanoti, em Ourinhos. Possui formação em Programação Neurolinguistica, pelo Southern Institute of Neurolinguistic e em Empreendedorismo – EMPRETEC/SEBRAE, e ministra cursos, palestras e treinamentos à pessoas jurídicas de direito público e privado, nas áreas de coaching, gestão administrativa, capacitação corporativa, liderança, negociação, formação e gerenciamento de equipes, oratória entre outros. Atualmente, é vice-presidente da ONG Associação Ambientalista de Defesa da Bacia Hidrográfica do Vale do Paranapanema - ADERP, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Assis - CONDEMA, e membro da câmara técnica de capacitação, mobilização e educação ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema – CBH-MP.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s