Veículos responderam por quase 65% dos recalls em 2012 http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca =sim&id=23090 via @ALDZanoti

Veículos responderam por quase 65% dos recalls em 2012
24/1/2013

Motocicletas aparecem em seguida, com 23,08% dos chamamentos

Por Gladys Ferraz Magalhães

|10h24 | 23-01-2013

a a a

SÃO PAULO – Em 2012, a maior parte das campanhas de chamamento de recall ocorridas no Brasil envolveram veículos, segundo revelam dados divulgados na última segunda-feira (21) pela Senacom/ MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça).

De acordo com o levantamento, no ano passado, os veículos foram responsáveis por 64,62% dos recalls, o que equivale a 42 campanhas. Em seguida, aparecem as motocicletas, com 23,08% dos chamamentos. Produtos e alimentos ocupam a terceira e quarta posições, com 10,7% e 1,54% cada.

No acumulado entre 2003 e 2012, os veículos também respondem pela maioria das campanhas (Getty Images)

Segundo a Senacom, no ano passado, houve campanha de chamamento para sete produtos: cilindros de propileno, computadores, disjuntores bipolares de corrente residual, preservativos, módulo acoustimass, tubos de coleta de sangue, shampoo, além de ovos de páscoa, na categoria alimentos, o que demonstra que os produtos objetos de recall têm se diversificado bastante nos últimos anos, embora veículos e motocicletas continuem na liderança.

Últimos anos
Considerando os números entre os anos de 2003 a 2012, os dados do Ministério da Justiça apontam que o setor automobilístico concentra, a exemplo de 2012, a maior parte das campanhas, com 69,1% dos chamamentos. Neste sentido, 93,5% dos recalls do segmento foram de automóveis, 4% de caminhões e 2,5% de ônibus.

Considerando todos os setores, motociclos aparece em segundo lugar, com 14%, conforme é possível observar na tabela a seguir:

Recalls de 2003 a 2012
Setores Percentual
*Fonte: Senacom/ MJ
Automotores 63,1%
Motociclos 14%
Saúde 5,4%
Informática 4,5%
Brinquedos 3,3%
Automotivos 2,1%
Eletroeletrônicos 1,7%
Produtos Infantis 1,6%
Peças e componentes mecânicos 1,6%
Alimentos 1,4%
Esporte e Lazer 0,8%
Eletrodomésticos

Fonte: Infomoney

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Anúncios

Sobre André Zanoti

É mestre em Direito, pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM (2008), especialista em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo – USP (2004), especialista em Direitos Especiais pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM (2002), graduado em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR (1999). Concluiu o ensino-medio na Fox Lane High School – Bedford/New York (1992). Foi editor do Boletim Desafio e membro do corpo editorial da Revista Direito e Análise. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Sociologia, Sociologia Jurídica, Ciência Política e Teoria Geral do Estado e Direito Civil. Atua principalmente nos seguintes temas: Crítica aos Fundamentos da dogmática jurídica, principiologia do Direito e construção do saber jurídico. É advogado associado do escritório Zanoti e Almeida Advogados Associados, inscrito na OAB/SP sob o número 5.222, desde 2000 e do escritório Pradella e Zanoti, em Ourinhos. Possui formação em Programação Neurolinguistica, pelo Southern Institute of Neurolinguistic e em Empreendedorismo – EMPRETEC/SEBRAE, e ministra cursos, palestras e treinamentos à pessoas jurídicas de direito público e privado, nas áreas de coaching, gestão administrativa, capacitação corporativa, liderança, negociação, formação e gerenciamento de equipes, oratória entre outros. Atualmente, é vice-presidente da ONG Associação Ambientalista de Defesa da Bacia Hidrográfica do Vale do Paranapanema - ADERP, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Assis - CONDEMA, e membro da câmara técnica de capacitação, mobilização e educação ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema – CBH-MP.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s